quarta-feira, 6 de março de 2013

trabalho e coisas boas... don't get used to it!


Hoje tenho vontade de falar sobre o sitio onde trabalho e as coisas boas que lá acontecem.
Para além de toda a arquitetura do espaço e do facto de ser a escola top no ensino da dança, é o ambiente que se respira neste espaço que o torna especial.
Há muita cor no edifício e mesmo em dias cinzentos, não sinto a escuridão.
E depois são as pessoas. As pessoas são muito simpáticas. É uma faculdade de dança. Mas diferente do que eu imaginaria. Há ritmo, energia, descontracção, música. Percursões africanas. Roupas coloridas.
Corpos tão diferentes!
Parecem todos únicos e especiais, são todos diferentes. Gosto!
Alguns estúdios não têm espelhos mas há sempre portas de vidro. Para que os alunos desenvolvam capacidades proprioceptivas e se habituem a ser observados. Não é fenomenal??
Na biblioteca é normal encontrar pessoas em meias ou descalças. Aliás, em todo o lado.
As aulas teóricas são feitas em estúdios onde os alunos estão deitados, estendidos, sentados, ou como quiserem no chão. E há sempre uma componente prática.
É normal espreguiçarem-se a qualquer momento da aula.
Os alunos são curiosos, fazem perguntas interessantes, e estão motivados. Mesmo quando a sala está super aquecida e é pós-almoço.
Os professores pedem-me para observar as aulas. Querem feedback e tornam-me elemento activo na aula. Os alunos fazem questões. Ás vezes não sei se sou aluna ou profissional. Mas aqui não interessa muito porque todos se tratam de igual forma. Respeitosamente. E é óptimo as pessoas tratarem-se pelo nome.
A pouco e pouco começo a conhecer toda a gente, procuro conhecer todos os departamentos e perguntar como as coisas funcionam. E eles gostam.
A semana passada fui ao edifício da faculdade de música. Percebi que sou das poucas pessoas que está na faculdade de dança que já esteve na faculdade de música. A união das duas escolas não está ainda entranhada e isso sente-se. Mas eu quero espreitar tudo!
Sinto-me muito honrada em estar cá, e ser tão bem tratada. Sinto que faço parte da equipa.
Estou a orientar teses de mestrado. Os alunos são super organizados, motivados, e cheios de ideias interessantes. Estou super motivada também!
Alguns dos alunos são mais velhos, alguns deles vivem na mesma residência que eu. Hoje fui beber um copo com alguns deles depois das aulas. É bom sentir que a pouco e pouco começo a ter "vizinhos".
Estou a adorar!
Mas também começo a pensar que se calhar vou ficar "mal-habituada", quando voltar a trabalhar em contexto português. Tratar as pessoas por você, nem pensar em espreguiçar-me numa reunião, não beber copos com os chefes ou orientandos. Pufff...
Bem, por enquanto há que aproveitar todos os minutos!
E aqui ficam algumas fotos da faculdade de música. Em alguns destes espaços há ensaios ou concertos, alguns de borla. Noutros há festas de graduação. E foi aqui que foram filmadas algumas cenas do filme Les Miserables. :)











2 comentários:

  1. As tuas descrições fazem crescer água na boca! E fazem-me voar até às aulas em buenos aires, deitada no chão, cheia de "espreguiça" e motivação. De repente deu uma saudade....

    ResponderEliminar
  2. Não existem empresas/ organizações perfeitas mas sem dúvida umas melhores que outras! Eu que já ando nestas andanças desde 2007 tenho "medo" de voltar ao mundo de trabalho em Portugal! Quero voltar mas não sei quando... Aproveita esta experiência enriquecedora e multicultural ;)

    ResponderEliminar