sexta-feira, 5 de abril de 2013

ainda mais festas da Páscoa


depois do post anterior, fui "alertada" que as festas da Páscoa não acabam na Isabelinha...
e é verdade... as festas continuam...!
desde que vivo em Braga que me divido entre as festas da Isabelinha e as festas da Cónega. Grande parte do meu grupo de amigos de Braga vêm dessa rua e o pessoal junta-se na casa dos pais de um amigo para comer e beber. a 2.a feira de Páscoa não é feriado mas em Viatodos e em Braga é como se fosse.
Por coincidência, por onde tenho vivido é assim: em Évora vão para o campo comer borrego; em Londres é feriado, em Braga são as festas da Cónega, em Viatodos continua a Isabelinha. na Madeira não me lembro... Bom critério para decidir em que cidade viver :)
As festas da Cónega resumem-se a uma rua em Braga (Rua da Boavista) onde o Compasso composto por várias cruzes anda todo o dia, com a banda atrás. Eu não sei explicar bem a tradição, mas como toda a festa popular portuguesa há foguetes, banda, concerto, queima do Judas, pipocas e farturas e muita comida e bebida. O que é engraçado é que para além de ser uma única rua em festa, todo o dia, decorada a rigor, os concertos, fogo de artificio e queima do judas fazem-se num pequeno espaço em cima de um cruzamento com semáforos. Então estão as pessoas nos passeios a assistir, o concerto a decorrer, e os carros a passar quando o semáforo está verde.
Excepto quando passa o "Cremos Deus" (ou Queremos Deus), onde vão os compassos, a banda e a população pela estrada fora até á Sé a cantar. Isto acontece ao fim do dia, o que resulta neste tipo de letra:
"Queremos deus
homens e gatos
nanananannanana redentor
zombam da fé
os insensatos
erguem-se e vão
contra o senhor"
e não sei mais...

Podem espreitar aqui para terem uma ideia ou aqui:







Sem comentários:

Enviar um comentário